SOBRE A ENTIDADE

A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas, Departamento do Rio Grande do Sul, abreviadamente ABEE-RS, fundada em 14 de Setembro de 2013 na cidade de Caxias de Sul/RS, é uma associação civil de direito privado, de âmbito estadual, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria e sem vinculação político-partidária.

 

A entidade congrega Engenheiros Eletricistas de todas as modalidades de graduação bem como estudantes desta mesma área com o objetivo de manter um fórum permanente e dinâmico de discussão dos assuntos pertinentes a área de engenharia elétrica, a fim de promover a atualização de conhecimentos, facilitando assim a adoção das novas tecnologias que estão em constante evolução, e também manter a engenharia elétrica nacional alinhada aos níveis mundiais mais avançados, sempre buscando um desenvolvimento sustentado. 

 

A associação se propõe a acompanhar a atividade do sistema elétrico interligado, um dos maiores patrimônios estratégicos da nação e defender os interesses nacionais em novos empreendimentos, de forma e reduzir a dependência externa. 

 

 

Além disto, a ABEE-RS se impõe em agregar os Eng. Eletricistas em torno do exercício da profissão de forma responsável e ética, manifestando sempre a opinião da classe profissional sobre eventuais atividades ilícitas relacionadas à engenharia. 

 

A ABEE-RS está ligada A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHEIROS ELETRICISTAS NACIONAL, fundada em 29 de junho de 1937, com foro na cidade do Rio de Janeiro, três anos após o ex-presidente Getúlio Vargas ter promulgado a profissão de Engenheiro no Brasil e representa a engenharia elétrica Brasileira, em todos os aspectos técnicos, administrativos e políticos. Sua atuação está pautada na realização de conferências, seminários, reuniões técnicas e políticas, objetivando desenvolver os procedimentos técnicos do setor, em caráter nacional.

 

Atualmente a ABEE-RS está registrada junto ao CREA-RS sob o nº 13.